← Back

Temas: Jornal da UFU

Cúpula dos Líderes Sobre o Clima

Na última quinta-feira (22) o primeiro dia da Cúpula dos Líderes sobre o Clima reuniu lideranças de 40 países para debater sobre as mudanças climáticas e os compromissos que cada nação participante deve assumir para reduzir emissões de gases poluentes e prezar por mais equilíbrio e sustentabilidade.

A reunião foi um dos esforços do presidente norte-americano Joe Biden, que agora tenta cumprir suas promessas de recuperar a imagem dos Estados Unidos depois de uma gestão adversa de seu antecessor em relação ao clima, meio ambiente e preservação da natureza.

A Cúpula recebeu cartas de desaprovação de entidades, parlamentares e organizações não-governamentais sobre o governo Bolsonaro, amplamente criticado pela questão ambiental. Como o Brasil é visto hoje quando o assunto é meio ambiente? Quais foram os desdobramentos da Cúpula envolvendo o discurso de Bolsonaro?

Vamos nos aprofundar neste assunto no #JornalDaUFU de hoje, com ajuda de Filipe Mendonça, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU).

Direitos Humanos no Brasil

A Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948 da Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que "todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos”. Sendo assim, os direitos humanos são concedidos a todas as pessoas, sem distinção de raça, gênero, língua, nacionalidade, religião ou qualquer outra classificação. São direitos inalienáveis, ou seja, não podem ser anulados, cedidos, vendidos ou transmitidos de uma pessoa para outra.

.

A história dos Direitos Humanos no Brasil é extensa. Antes de seu mais recente marco na Constituição Federal de 1988, já havia aparecido como princípios da garantia dos direitos políticos e civis em outras constituições.

.

Mesmo assim, as irregularidades existiam e ainda existem, fazendo dos Direitos Humanos no Brasil uma questão a ser melhor discutida, compreendida e cumprida. Por isso, no #JornalDaUFU de hoje, teremos um debate sobre o tema.

.

Assista ao vivo, às 19h, na TV Universitária de Uberlândia.